Por: Edilma Alves da Silva
O ser humano e o meio ambiente têm uma relação dependente, um depende do outro para a sobrevivência. É do meio ambiente que retiramos diversas fontes de sustento.
O homem afastou-se do mundo natural como se não fizesse parte dele, mas, inevitavelmente, faz. Com a era tecnológica e o desenvolvimento industrial, a humanidade conseguiu contaminar o ar que respira, a água que bebe, o solo que produz alimentos, poluir os rios, destruir florestas, habitats e os animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência dos próprios seres humanos.
O maior problema do planeta, hoje, é entender e resolver a relação Homem x Terra, para que consiga viver em harmonia e em equilíbrio com o planeta já que precisamos sobreviver.
É importante haver um processo participativo e sustentável, cada um fazendo a sua parte e respeitando o ciclo de cada ser. As técnicas desenvolvidas pelo homem devem servir para proteger o planeta, cuidar dos resíduos gerados e não para destruir a vida, pois estamos aqui para fazer rodar essa engrenagem que, por desleixo, pouco caso e falta de empatia semeamos o caos.
Deve existir respeito à grandeza da natureza, reverência à Terra, que é uma arquitetura divina, caso contrário não será possível evitar a sua e a nossa destruição. Essa é a nossa opinião.
A ciência teve e tem um papel muito importante na explicação e entendimento da Gênese Vamos nos debruçar na obra a gênese descontraindo velhos paradigmas. Tudo nessa vida tem explicação exceto a falta dela mesmo.